
Bom Dia Professora!
27 de maio de 2025
Dona Mariclara – minha primeira professora
2 de junho de 2025Essa foto foi tirada na década de 60, em 63. 64. Nós morávamos no Cambuci nos prédios do IAPI e meu pai comprou uma máquina fotográfica quando viajou para os Estados Unidos. Ele trouxe a Canon e começou a fotografar todos nós. Ele adorava tirar uma foto, fazer uma pose, ele era muito fotogênico. Meu pai é a referência que tenho.
E as lembranças são muito positivas, sabe? Tem coisas que a gente deleta, porque a maioria das coisas que a pessoa fez por você, suplantam aquilo que você tem talvez de alguma mágoa porque ninguém é perfeito. Mas, a referência que tenho, é meu pai, sempre protegendo a gente cuidando de todos nós e não deixando faltar absolutamente nada para nós. Cuidando da nossa educação.
Meu pai sempre fez questão que todos estudassem, era prioridade para o meu pai. Eu lembro do meu pai me trazendo livros de história lendo historinhas para mim, quando era pequena. Ele lia os livrinhos e interpretava para mim. Comprou vários livrinhos de histórias, pequenininhos. Eu lembro, todos azuis e fininhos e, contava a história para mim. A história que mais ficou na minha lembrança foi a história da princesa Rosalinda. Ele contava aquilo sempre, se mudava um pouco a história eu reclamava. Lembro do meu pai me levando no clube para nadar. Eu lembro do meu pai me levando para assistir os filmes que estreavam da Disney. Eu lembro do meu pai comprando livros de história. Eu lembro do meu pai me levando ao médico e, correndo comigo, quando eu tinha crise de bronquite.

Eu lembro do meu pai estudando. Meu pai era autodidata, uma pessoa que qualquer assunto você poderia conversar com ele. Ele escrevia anonimamente na coluna do Jornal do meu tio, o Diário da Noite. Ele tinha português e irretocável, uma letra maravilhosa e parecia desenhada. Meu pai era desenhista, fazia desenhos em 3D, com lápis preto, que hoje as pessoas fazem em AutoCAD.
O meu pai cuidou de mim quando eu me separei, do meu filho até 14 anos, quando partiu e deixou esse buraco. O meu filho chorava dizendo que saudade tenho do meu avô. Eu quero meu avô de volta! Onde você estiver meu pai leva meu abraço. Eu amo muito você, sou muito grata por tudo que você fez por mim e ainda continua fazendo. Um beijo grande.