
Saudades
4 de agosto de 2025
Memórias da escola
5 de agosto de 2025Hoje, 03 de agosto de 2025, ao abrir minha agenda de compromissos me deparei com a data do aniversário do meu querido amigo Susin.
Como sempre faço, enviei mensagem parabenizando-o pelo aniversário, e, nesse momento, me veio à mente o jogo da Copa Davis que fomos assistir em Sorocaba/SP, o que me inspirou a escrever e deixar registrada essa passagem na companhia do meu amigo.
Estávamos no início de abril de 2008, quando o Susin me ligou informando que sua cunhada, Eliane, havia ganho um par de ingressos para a Copa Davis, a ser realizada em Sorocaba entre os dias 11 a 13 de abril, e, se eu tinha interesse em acompanhá-lo para assistir os jogos do sábado, dia 12 de abril. Na bilheteria os ingressos estavam sendo vendidos por R$ 200,00 para assistir aos três dias de jogos.
O evento, considerado um marco para o esporte da cidade de Sorocaba, minha cidade natal, diga-se de passagem, compreendia um embate entre Brasil x Colômbia fazendo parte da etapa da Copa Davis que era válida pela primeira rodada do “Zonal Americano Grupo I”.
Não pensei duas vezes e aceitei o convite, mesmo porque, o evento seria realizado no Tênis Clube de Sorocaba, local onde eu tive o primeiro contato com esse esporte que faz parte da minha vida até os dias de hoje. Mas, essa é uma memória que ficará para uma próxima oportunidade.
Naquela época era bem comum o Susin e eu jogarmos tênis em uma quadra existente próximo a residência do Suzin no bairro do Butantã.
Bem, voltando ao evento Copa Davis, no Sábado, saímos bem cedo rumo à Manchester Paulista, como Sorocaba é conhecida, a cerca de 100 Km da Capital Paulista.
Chegando em Sorocaba eu não via a hora de poder pisar no local onde aprendi a jogar tênis e quem sabe, rever algum amigo da época que eu frequentava o Tênis Clube de Sorocaba.



Os ingressos que tínhamos davam direito a assistir aos jogos da arquibancada geral, mas, por uma confusão mental que o Susin e eu cometemos, estávamos certos que os ingressos que tínhamos davam direito ao acesso na seção patrocinada pelo BNP Paribas, um dos maiores investidores no evento.
Após uma longa discussão, com o pessoal do acesso controlado, conseguimos enfim entrar na área exclusiva do BNP Paribas, com direito a crachá, pulseira e claro alguns comes e bebes, além de local privilegiado para assistirmos ao jogo.
Depois que descobrimos a cara de pau que passamos, nós rimos muito.
O evento esportivo era transmitido ao vivo pela SPORTV e os jogos eram comandados pelo narrador esportivo Euzébio Rezende com comentários de Dácio Campos e da saudosa Maria Ester Bueno, os quais tivemos a oportunidade de um contato visual próximo.
Infelizmente não encontrei com ex-companheiros de jogos do Tênis Clube, somente tive a oportunidade de rever e conversar com o proprietário do Tênis, o Hélio da Silva Ferreira, conhecido internacionalmente pelos seus feitos no tênis sorocabano e internacional.
A equipe brasileira que era capitaneada por Francisco Costa e era composta por Marcos Daniel, Thomaz Bellucci, André Sá e Marcelo Melo, sagrou-se vencedora pelo placar de 4 a 1, avançando assim para a próxima etapa da competição.
Foi uma experiência incrível, por três situações particulares e marcantes para mim, quais sejam, assistir a um jogo de tênis profissional, rever o local onde dei as minhas primeiras raquetadas e pela companhia do meu querido amigo Susin que possibilitou essa passagem agradabilíssima.