
Dr. Américo chegou!
30 de setembro de 2025
A Vila Santo Antônio
11 de outubro de 2025Há 46 anos eu comemoro o dia 02 de outubro como o dia da conquista, o dia em que eu parti de Sorocaba para São Paulo, num domingo, chuvoso, de carona com o genro e a filha da Iracema, para começar a minha vida profissional na Capital.
Fui apresentada a Iracema por uma grande amiga, e ela de pronto, quando soube que eu estava mudando para São Paulo, me ofereceu a sua casa, no Alto da Lapa, para que eu ficasse lá quanto tempo eu precisasse. Eu aceitei e convivi com ela e os filhos, como parte da família, por mais de um ano.
Aquele início de vida em São Paulo não foi fácil, todos os dias eu sentia vontade de voltar para Sorocaba, mas, quando chegava à noite e eu encontrava a Iracema me recebendo sempre com um sorriso carinhoso e acolhedor, eu retomava as forças para continuar.
Mas, na segunda, dia 03 de outubro, fui para o meu primeiro dia de trabalho em um escritório de assessoria tributária no centro de São Paulo, na Avenida General Olímpio da Silveira, ao lado do Minhocão.
Eu já estava formada em direito, mas, sem experiência, consegui apenas esse emprego de relações públicas, melhor dizendo, de captadora de clientes para o escritório. O trabalho era visitar empresas indicadas pelo escritório para vender assessoria tributária.
Hoje me lembro sorrindo, mas na época tinha vontade de chorar quando saía atrás dos clientes, isso porque eu não conhecia São Paulo e não tinha a menor ideia da distância entre os bairros e, assim, passava o dia atravessando a cidade de um lado para o outro, a pé ou de ônibus.
Mas, valeu porque rapidamente conquistei a “selva de pedra”.
Enfim, vou continuar comemorando o dois de outubro como um dia importante na minha vida, mas, sem nunca esquecer e agradecer do fundo do coração a Iracema por ter me dado a mão, o coração e a coragem para eu chegar até aqui.

