
Bate-papo com o geriatra Dr. Cláudio Freitas
13 de novembro de 2025
Viver intensamente o agora
24 de novembro de 2025Quantas lembranças boas foram desencadeadas a partir do convite recebido do Neolivan para participar do encontro com os ex-funcionários da Petersen Cia Ltda., a se realizar no dia 29 de novembro de 2025, em Sorocaba.
Trabalhei na Petersen no período de 1975 a 1979, logo no início das atividades da fábrica na zona industrial de Sorocaba.
Me lembro com clareza do prédio, do corredor envidraçado dos escritórios voltado para a fábrica, através do qual podíamos ver todas as sessões, como a montagem, o almoxarifado, a usinagem, etc. A escada e a porta de entrada da fábrica para o escritório.
Cada máquina pronta para ser carregada e entregue ao cliente era motivo de orgulho para todos. Me lembro, uma vez, da preocupação geral quando ficamos sabendo que uma máquina, que conforme informação do Alberto de Penedo era um lançamento, para fabricação de garrafas de dois litros e estava sendo levada para feira no Anhembi, foi danificada quando passava embaixo de uma das pontes da marginal, em São Paulo. (*)
Conforme o Alberto, foi feita uma funilaria para expor a máquina, sem funcionar, porque não dava tempo de arrumar. Não sei desses detalhes, mas imagino que tenha sido uma grande força-tarefa que envolveu a todos.
E das pessoas, então? São muitas, impossível nomear todas e todos. Como não se lembrar do Sr. Rudolph com o cachimbo e os papéis embaixo do braço de lá para cá e de cá para lá. Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa época da Petersen.
Mas, para este texto, a memória que quero guardar se refere à inauguração da quadra de futebol do Grêmio Esportivo Petersen, ocorrida em meados de 1977.
O presidente era o querido amigo Marques, José Luís Marques, que me incumbiu de escrever o programa de inauguração que incluía uma partida de futebol de salão decisiva, a entrega do troféu Roberto R. Donat ao vencedor do campeonato e a posse da nova diretoria. Foi um grande acontecimento!
O vídeo realizado pelo Norberto e pelo Anderson para divulgação do quarto encontro dos ex-funcionários dá uma dimensão da importância do que foi a quadra para a integração dos funcionários, através dos campeonatos de futebol.
Mas não é somente isso, o jornal EI! criado e distribuído pelo Grêmio Recreativo Petersen também foi uma grande iniciativa para integrar os funcionários da fábrica e do escritório.
Temos apenas duas edições, os números 4 e 7 de 1979, com variedade de informações sobre o campeonato, dicas, piadas e até poesia para diversão de todos. Vale a pena dar uma lida e relembrar daqueles tempos.Uma preciosidade que vamos guardar para sempre no blog Memórias que contam.
Este texto poderá ser alterado, a qualquer momento, para inclusão de outras informações, documentos ou fotografias.
(*) Este texto foi complementado com informações fornecidas no grupo de Whatsapp “Amigos para sempre” dos ex-funcionários da Petersen, em conversa entre o Alberto de Penedo e o Dagoberto Zanatta.
Faça o download de alguns materiais históricos da Petersen:
– Grêmio Recreativo Petersen – Programa de inauguração da quadra

