
A visita da jiboia
17 de junho de 2026No dia 08/06/1947, num sítio de Universo, no distrito da cidade de Tupã, no Estado de São Paulo, nasceu Clarice, eu. Era domingo.
Na segunda-feira, o meu pai, montado em um cavalo, foi para Tupã para me registrar.
Ao chegar no cartório, depois de algum tempo cavalgando, pensando na vida, nos afazeres da semana, esqueceu que o meu nome seria Clarice. Afinal, não era um nome comum na época e voltar significava mais um dia de serviço perdido.
O cartorário, tentando ajudar, sugeriu um nome muito usado pelas famílias locais, NEUZA. O meu pai concordou, fez o registro e, pelo caminho, veio imaginando como contar pra minha mãe o acontecido.
Isso resultou em choro, discussão, cara feia e alguns dias de isolamento total. Claro que com o tempo tudo passa e a alegria, a compreensão e o carinho voltaram.
Enfim, somos quatro filhos do Seu José e da Dona Linda. Eu, Neuza, a primeira e depois os meus irmãos Carlos, Cláudio e Cleide.
A Clarice ficou na história!

