
Eu e a estranha figura impressa na página de uma revista
16 de julho de 2025
Meu amigo Pedrinho
18 de julho de 2025O Chiquinho é um macaquinho muito esperto e arteiro que despertou a imaginação dos meus netos durante toda a infância.
Mora na Floresta Amazônica juntamente com sua família.Seu pai, o Chicão, é um chimpanzé robusto, inteligente, versátil e muito responsável, pois é o guardião da floresta.
Conhece a região como a palma da sua pata dianteira. Por conta disso, é constantemente requisitado por cientistas, biólogos, veterinários, botânicos do Brasil e de várias partes do mundo.
Sua mãe, a Chiquita e sua irmã, a Chiquinha estão envolvidas em projetos de ajuda aos necessitados. Cuidam de animais doentes ou feridos, protegem filhotes desgarrados, ensinam os pequenos como se defender e despistar de predadores e inventam brincadeiras enquanto os pais saem para caçar . Também conservam a toca onde vivem sempre limpinha.
O Chiquinho é bastante popular.Brinca com filhotes de todas as espécies. Só não gosta muito do Mico Leão Dourado. Acha- o muito metido só por estar na mídia como espécie em extinção.
Enfim, essa família esteve presente nas noites em que meus netos dormiram na minha casa.
A estória relatava as viagens que a família de macacos fazia por várias regiões do Brasil e do mundo conhecido, onde o Chicão, através dos cientistas, falava a respeito da floresta Amazônica.
Nessas ocasiões eu aproveitava para falar das características dos países visitados. Explicava seus costumes, língua, aspectos físicos e no meio de tudo isso introduzia algumas travessuras e macaquices do Chiquinho para a estória ficar divertida.
Através de estórias consegui passar um pouco dos meus conhecimentos em História e Geografia para minhas 5 crianças.
Hoje, o mais novo já está com 12 anos e o mais velho 22 mas, o Chiquinho está na memória de todos eles. Acredito que deixei esse legado