
Amigo é coisa pra se guardar
17 de outubro de 2025
Amigos da Petersen
5 de novembro de 2025Eu trabalhava na fábrica de brinquedos Estrela SA. Era responsável pela manutenção preventiva de todos os equipamentos relacionados à produção de brinquedos, entre outras máquinas, havia 120 máquinas injetoras de plásticos de diferentes origens, quando no Brasil, na década dos anos 70, indústrias nacionais iniciaram a produção destas máquinas para injeção do plástico.(PIC Petersen, Semeraro, Ferbate, Himaco, Romi, Oriente, …)
PIC, Petersen Irmãos & CIA, uma empresa familiar, produzia ferramentas de precisão para estampar peças de chapas de aço para indústria automobilística. O Sr. Robert Donat, sócio responsável pela parte técnica, convenceu o Sr. Erik Petersen, sócio responsável pela parte administrativa e econômica, e os demais sócios a produzir furadeiras de coluna, um nicho faltante nas indústrias automotivas que estavam em franco desenvolvimento, como Volkswagen, Ford, Willys Overland, General Motors e outras… As vendas foram um sucesso.
Outra aposta foi de uma licença de fabricação de máquinas injetoras de alumínio e zamack, muito bem aceitas na Volkswagen e indústrias fabricantes de carburadores para os veículos de motores de combustão e outras indústrias de artigos fabricados com alumínio…
Neste mesmo período a introdução da transformação do plástico vinha se desenvolvendo vertiginosamente nos setores de brinquedo, embalagens e produtos domésticos.
Os Srs. Donat e Petersen, não perderam tempo em concorrerem com a fabricação de máquinas injetoras de plásticos no Brasil, através de projetos adquiridos da firma alemã Stübbe……As 2 primeiras máquinas foram fornecidas para Brinquedos Estrela. Onde conheci o Sr. Horst Wachendorf e o Sr. Donat.
Pelos excelentes princípios técnicos e boa visão de mercado, a Petersen tinha como lema a qualidade. Nas instalações da Vila Carioca de São Paulo iniciou-se um período de crescimento e a fábrica (denominada de Oficina) tornou-se pequena para gerar toda produção de máquinas (furadeiras, Injetoras de alumínio e de Plásticos).
O escritório central da PIC ficava na Rua Barão de Itapetininga n. 146 (?), onde fiz entrevista com Srs. Donat e Petersen para mudar meu emprego .
O Dr. Hugo Donat era responsável pela “Oficina”, a quem fui subordinado com meu trabalho, como Encarregado da “Oficina” PIC Petersen, não foi fácil, pois as instalações da então estrutura não contribuíam com as necessidades de usinagens e montagens, assim mesmo atendíamos, com atrasos, a demanda das vendas do Sr. Horst Wachendorf.
Neste meio tempo, os sócios viram a necessidade de expansão…Jundiaí era o propósito de construir uma nova fábrica, mas Sorocaba fez ofertas atraentes para que a PIC se fixasse na Av. Fernando Stecca n. 100, num belo edifício fabril com pontes rolantes, pisos de concreto para suportar pesos de máquinas pesadas, escritórios para engenharia, administração, telefonia central, refeitório, departamento pessoal, vestiários, dep. médico, salas das diretorias… no contorno da fábrica um parque com árvores onde o pessoal ficava na hora do almoço… lembrar do Sr. João que formou um pomar e uma horta no terreno do fundo.
No final do ano de 1974, precisamente em dezembro, foi feita a mudança das máquinas que eram instaladas num lay out pré-determinado…..não existia portaria que foi feita logo em seguida.
As admissões dos profissionais vinham sendo feitas numa dependência da antiga oficina da Viação Cometa no bairro dos espanhóis. Profissionais que se candidatavam vindos das indústrias têxteis. Votorantim, Sorocabana, Faço, Metalúrgica N. S. Aparecida…além da transferência de pessoas responsáveis, que inicialmente eram levadas de ônibus de São Paulo, depois alguns se fixaram em Sorocaba (José Aparecido, Paulo Trentin, Mauricio Sanchez e outros colaboradores).
Nesta época a Castelinho estava sendo construída. O acesso à fábrica era pela rodovia Sorocaba/Itu…
Nova era iniciou-se com constantes novas introduções para adequação da qualidade e produtividade, com o empenho profissional de pessoas que lutavam em prol da PIC.
Meu colega da administração, o Sr. Sigfried Schalldach, sempre foi exigente e um grande animador de momentos sociais esportivos.
O Dr. Hugo Donat, com visão para o futuro, aceitava incentivar os jovens a seguir uma profissão, além de naturalmente ampliar as condições técnicas para melhorar a produtividade com qualidade; buscava novas ideias de fabricar máquinas injetoras, com capacidades de 20 a 800 toneladas de fechamento; fabricação de equipamentos periféricos, até de comandos eletrônicos CNC, com próprio desenvolvimento .
O Sr. Horst Wachendorf, com sua habilidade nata, conquistava novos clientes de renome nacional e internacional.
O Sr. Krieg gerente financeiro com sua equipe, contribuiu muito nas épocas difíceis da inflação galopante (80 %/mês)
Veja outros momentos históricos da Petersen (clique e abrirá uma nova janela):
• Primeiro – Encontro Amigos da Petersen – 2011
• Manual de Aprendizado – Petersen
Os engenheiros e técnicos da engenharia trabalhavam em pranchetas com tecnígrafos, desenhando as peças com tinta nanquim, sobre amplos papéis vegetais usando giletes para apagar erros. Enorme número de arquivos eram necessários para armazenar os desenhos por ordens de tamanhos e números de desenhos…controlados por arquivistas.
Para telefonar havia a telefonista que chaveava as ligações internas e externas. Telex foi uma novidade e o Fax, incrível progresso… Para a instalação de computadores foi montada uma central numa sala sob rigorosas exigências técnicas protegida de intempéries naturais.
Formaram-se equipes de basquete, futebol, pescarias que davam um brilho à formação de amizades e colaboradores felizes no trabalho e nas famílias de cada funcionário da PIC, até hoje existem os amigos Petersen se reunindo graças às iniciativas do Neolivan e do Sergio Prestes.
Seria injusto mencionar todos os nomes das pessoas, esquecer de alguém que participou e iniciou sua carreira profissional nesta gloriosa PETERSEN & CIA LTDA, que existe nos corações de cada um de nós.
Lembrar que muitos já partiram para seu descanso eterno, formando uma constelação lá no céu. Existem muitos momentos pitorescos, que os amigos poderiam relembrar .
Abraço
Bernardo Kaufmann

